30 de maio de 2018 as 12:11 / Administração

Prefeitura Municipal de Victor Graeff divulga nota sobre as paralisações

Em audiência realizada na tarde de terça (29), no Gabinete do Prefeito Municipal de Victor Graeff, representantes do Executivo e Legislativo Municipal, representado pelo seu Presidente, Sindicato dos Servidores Municipais – Sindserv, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR-VG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural- CMDR e Conselho de Saúde- CMS, discutiram sobre a paralisação dos caminhoneiros, medida esta que afeta diretamente toda a cadeia produtiva do município.

Por unanimidade foi colocada na audiência que a  paralisação que ocorre em todo o Brasil e que no primeiro momento tinha pauta definida e legitima, as mudanças na tributação e preços dos combustíveis,  chegou ao seu 09º dia com uma pauta incerta e vaga, perdendo sua legitimidade e cunhando agora um viés político e ideológico, fato esse presenciado em redes sociais, mídia em geral e por integrantes da reunião que acompanharam os protestos.

Lembramos que alguns dos pedidos foram atendidos pelo Governo Federal, no entanto os acessos e vias continuam fechados, não havendo bom senso para que os serviços essenciais fossem garantidos e cargas de produtos oriundos da agricultura não fossem descartados.

Salientamos e embasamos com dados concretos que o município é sustentado em grande parte nos pilares da agricultura familiar. Os setores de lácteos, aves e suínos estão sendo atingidos em sua totalidade, são mais de 380 mil litros de leite jogados fora, somando quase meio milhão de reais em perdas diretas, sem mensurar o custo de produção. Já no setor aviário, são mais de 200 mil aves no município, que devido a falta de ração e perda de peso já somam mais de 200 mil de prejuízos até hoje.  Conforme a FETAG em todo o estado são mais de 100 mil famílias afetadas.

Diante dos fatos já citados e das consequências da greve não só no setor primário, visto que a indústria, comércio e serviços e setor público são afetados,   a Administração e o Legislativo Municipal,   juntamente com os CMDR e CMDS, Sindserv e STR-VG,  se mostram solidários aos munícipes que estão sendo atingidos e com isso não são favoráveis a  continuidade da paralisação, medida essa adotada por várias federações, como FETAG, FEDERASUL, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, FARSUL e outras.

Até agora já presenciamos que os prejuízos não serão só sentidos pelos pequenos agricultores, mas por todo o município, seja no setor público ou  privado.

Reiteramos e afirmamos que somos solidários as cobranças de mudanças em nosso País e que elas são extremamente necessárias, no entanto de uma forma ordenada e justa, nesse sentido solicitamos a normalização dos transportes para que toda cadeia produtiva volte a fluir.

Vamos sentir juntos as consequências e prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Voltamos a salientar que a classe que tem o papel de alimentar uma nação não pode pagar dobrado o preço alto de um sistema que não se sustenta, somada a incompetência de vários governos  e o oportunismo de alguns.

Executivo Municipal

Legislativo Municipal