16 de março de 2023 as 09:31 / Administração

Lairton Koeche participa de assembleia de verão da FAMURS

O prefeito Lairton Koeche esteve participando da Assembleia de Verão 2023, maior evento municipalista do litoral Gaúcho, que aconteceu de 13 a 15 de março em Xangri-Lá. Neste ano o tema central foi “Educação é olhar para o futuro”. Inovação é antecipar”, o evento reuniu gestores municipais de todo o RS, o governo do Estado, autoridades e parceiros para debater o futuro e desenvolvimento dos municípios gaúchos.

Durante o evento, o governo do Estado teve um painel para falar sobre a parceria com os municípios, apresentado pelo governador Eduardo Leite. Esclarecendo sobre a nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios.
Diversos debates sobre o Pacto Federativo e as pautas municipalistas foram realizados, com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Inovação na gestão pública também foi tema do painel apresentado pelo Sebrae e a Abrintel irá apresentou o Movimento Antene-se.

Na quarta-feira (15/03), o primeiro painel teve como tema o programa Primeira Infância Melhor. O vice-governador Gabriel Souza abordou aspectos da importância do cuidado nessa fase e a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, a parceria com os municípios.

Na tarde de quarta-feira foi voltada para inovação. O primeiro painel foi a da assinatura do Termo de Cooperação com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com agenda de imersões em Smart Cities. O painel foi apresentado pelo diretor-superintendente do PTI, Eduardo Castanheira Garrido Alves, e pelo diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis de Almeida Galvão. de recursos para políticas e projetos.
“É muito importante dialogar com gestores de outras cidades, conhecer outras realidades, problemas e principalmente as soluções para questões semelhantes que ocorrem em nossas cidades, sem dúvidas um grande evento” afirmou o prefeito Lairton Koeche.