15 de janeiro de 2020 as 12:16 / Administração, Agricultura e Desenvolvimento

Município decreta situação de emergência devido à estiagem

Após reuniões em parceria com a ASCAR/EMATER – RS, Cooperativas (Cotrijal e Cotrisoja), Conselho Municipal da Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara de Municipal de Vereadores, na manhã de terça-feira (14/01), o prefeito municipal, Cláudio Alflen, decretou situação de emergência, através do Decreto 003/2020, em virtude das perdas decorrentes da estiagem que atinge o município e o Estado.

De acordo com laudo técnico emitido pela ASCAR/EMATER – RS, embasados em estudos e pesquisas realizados no município, até o dia 08 de janeiro de 2020 as perdas já chegavam a soma de R$ 20.685.000,00, isso considerando as principais cultivares do município como o plantio de milho, soja e a atividade leiteira.

Em 1.600 hectares de milho/grão a perda foi de 55%, em 600 hectares de milho/silagem de 50% e na produção de leite 20%. A EMATER não divulgou as perdas no cultivo de soja, mas durante as reuniões conclui-se que chega a 30%.

Estiveram presentes no ato de assinatura do Decreto, o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Appelt, o secretário municipal de Obras, Tiago Valandro, o secretário municipal de Administração e Coordenador da Defesa Civil do Município, Marcos Vieira e o representante do CRAS, Maurício Minuzzi.

Além da representante da ASCAR/EMATER – RS, a extensionista Ana Maria Knoff, o vereador Márcio Howe, representando a Câmara Municipal de Vereadores, o engenheiro agrônomo, Éder Wentz, representando a Cotrijal, Luiz Carlos Eilert, representado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff e o soldado Edgar Vieira Vargas, membro do Conselho Municipal da Defesa Civil.