08 de fevereiro de 2023 as 13:32 / Administração

Município de Victor Graeff tem Decreto de Emergência Homologado pelo Governo Federal

O Executivo Municipal de Victor Graeff desde a primeira dezena do mês de janeiro já vem se mobilizando em direção ao Decreto de de Emergência junto a Defesa Civil, em virtude da estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul. Após a reunião do Executivo municipal com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), considerando os laudos da Emater, Assistência Social e Cooperativas do município, orientação do Tenente Saraiva da Regional de Passo Fundo e a Coordenadora Municipal da  Defesa Civil Tamara Marmidt, foi realizado o processo de preenchimento no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2Id e encaminhado o decreto municipal, decretando situação de emergências no município, segundo ( COBRADE 14110, conforme Portaria Nº 260/2022).

O Decreto de Situação de Emergência devido à estiagem foi homologado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023. No dia de hoje, 08 de fevereiro, aconteceu a homologação por parte do Governo Federal.

Segundo os dados levantados no município, nos últimos meses, tanto a soja quanto o leite apresentaram perdas de 40% na produção, já o milho/grão cerca de 50%. Também há sérios problemas com a produção de silagem e pastagem, que não estão se desenvolvendo. O decreto de emergência viabiliza que os produtores possam renegociar suas dívidas, garantindo a saúde financeira de seus empreendimentos rurais.