11 de fevereiro de 2021 as 15:48 / Administração

Ataque hacker gera perda definitiva de dados e um cenário cheio de dúvidas

A cidade de Victor Graeff passou por um momento de transição complexo na história da gestão pública municipal. Ainda durante o período de transição o município sofreu ataque hacker na data de 23/12/20, ataque este que apenas foi informado para atual gestão uma semana após o ocorrido.

O ataque hacker ocasionou diversos prejuízos ao município, pois todos os dados contábeis do dia 18/11/20 em diante e do setor de licitação do mês de Maio/2020 em diante foram completamente perdidos. Visando compreender a situação de fato, o município entrou em contato com o responsável pelo setor de informática, que informou que havia sido realizado um Boletim de Ocorrência. Além disso a empresa contratada pelo sistema (Dueto Tecnologia), informou que todos os dados perdidos teriam que ser redigitados manualmente.

Esse foi o cenário encontrado pela Administração Municipal quando assumiu a gestão 2021/2024. Completamente sem ter uma posição exata de saldos bancários e de obrigações/empenhos a cumprir com os fornecedores. Visando estruturar uma gestão eficiente e preocupada com os recursos públicos, a Administração Municipal, juntamente com o empenho excepcional de todos os servidores do setor administrativo, no dia 21/01/2021 conseguiu fechar o ano de 2020, porém os dados de 2017 e 2018 foram perdidos definitivamente.

“Felizmente contamos com uma equipe de servidores competentes e comprometida com a nossa comunidade. Seguiremos trabalhando da forma correta, pois o povo merece” afirmou o Secretário de Administração Ismael Elger.