20 de maio de 2020 as 08:30 / Administração, Agricultura e Desenvolvimento

Presidente da Amasbi e Amaja participa de reunião por videoconferência com secretário estadual da Agricultura

Na tarde de terça-feira (19), o presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), prefeito de Victor Graeff, Cláudio Alflen, participou de uma reunião por videoconferência com o secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho.

Em pauta, a situação dos avicultores da região, após a interdição do frigorífico da JBS em Passo Fundo no final de abril. O frigorífico retornará as atividades amanhã (20).

Inicialmente, Cláudio Alflen relatou a preocupação dos prefeitos dos municípios pertencentes a Amasbi e Amaja diante dos relatos dos avicultores com a falta de escoamento da produção, temendo o abate dos animais. O prefeito destacou os impactos econômicos, citando o exemplo de Victor Graeff. “No município a avicultura representa aproximadamente 5% do setor agropecuário”, salientou.

O avicultor Alexandre Arendt, que participou da reunião representando os produtores da região, relatou que mesmo com o retorno das atividades do frigorífico, prejuízos já foram contabilizados como a mortalidade de frangos e as perdas financeiras. “Normalmente os frangos são transportados para o frigorífico com 28 dias, agora já estão com 42 dias. Isso impacta negativamente em todo ciclo de produção”, ressaltou.

O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, também demonstrou preocupação com a situação. Explicou que durante o período de interdição dos frigoríficos as secretarias estaduais de Agricultura e Saúde articularam com o Ministério Público o retorno das atividades, buscando minimizar os prejuízos. Ainda, diante do relato do avicultor, observou a questão de prorrogação de prazos de pagamento de financiamento para os produtores integrados a JBS.

Também participaram da reunião prefeitos da região, o coordenador de bancada da Assembleia Legislativa, Flávio Lammel, representando o deputado estadual Aloísio Classmann e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner.