09 de março de 2020 as 16:22 / Administração

Pela segunda vez, Victor Graeff decreta situação de emergência devido à estiagem

No dia 02 de março, o município de Victor Graeff decretou pela segunda vez situação de emergência devido à falta de chuvas. Em um primeiro decreto, encaminhado no dia 14 de janeiro, a Defesa Civil alegou que o quadro do município não era suficiente para homologar o pedido.

Mesmo com a negativa do órgão, o município enviou pela segunda vez a documentação necessária, atualizando os dados e enfatizando a gravidade da situação.  O prefeito municipal, Cláudio Alflen, define o cenário como lamentável.

“A situação é muito preocupante, pois começou a faltar água em algumas propriedades, açudes estão secando, falta alimento para os animais. Depois de ouvirmos as entidades, decidimos assinar um novo decreto”, destacou.

Segundos os dados levantados no município, nos últimos meses, tanto o soja quanto o leite apresentam perdas de 40% na produção, já o milho/grão de 50%. Também há sérios problemas com a produção de silagem e pastagem, que não estão se desenvolvendo.