A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
05 de junho de 2019 as 15:47 / Administração

Peça de teatro gera reflexão sobre o futuro do planeta

Com entrada gratuita, Terra à Vista 2: a Aventura Continua! será exibida em 7 de junho

A Semana Nacional do Meio Ambiente em Victor Graeff fará do universo criativo do teatro um meio para educação ambiental, estimulando a formação de novas gerações. O Ministério da Cidadania e a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) realizam o espetáculo Terra à Vista 2: a Aventura Continua! – peça consagrada e que se reinventa desde 2015. Ao todo, foram 105 apresentações em 70 cidades do Brasil para mais de 35 mil espectadores. Com enredo, figurino e cenografia inéditos, a trama divertida será exibida no dia 07 de junho, às 14h30, no Centro de Eventos Ivar José Roessler. A entrada é franca.

Desde a concepção, o planejamento cultural é assinado pela empresa D.Marin, com a produção artística da Companhia Armazém, de Santa Maria. A atriz Patricia Garcia, que já encenou a peça no Pará e na Bahia, antecipa que a narrativa é um convite à infância, mas com uma mensagem séria e pra vida toda. “Através da arte, tornamos a temática do meio ambiente leve e descontraída, mas com um ensinamento profundo de preservação”, afirma. Ela reforça que o teatro leva ao discernimento de que somos nós os responsáveis pelo futuro.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CRVR, Leomyr de Castro Girondi, a trajetória de sucesso do Terra À Vista preenche uma lacuna no Rio Grande do Sul. “Pela abrangência e pelo pioneirismo do projeto, de forma lúdica, levamos cultura e consciência ambiental às comunidades. E essa contribuição social está no nosso DNA”, enfatiza.

Consciência estimulada

Para assessora pedagógica do Município de Victor Graeff, Bruna Scharlau, o espetáculo é de grande importância social, pois mostra para os alunos, de uma maneira lúdica e divertida, a importância do consumo consciente. “A produção e separação do lixo e também atitudes corretas com relação ao meio ambiente precisam estar no dia a dia da comunidade. Somos gratos pelo belo teatro oferecido à nossa cidade”, disse.

Para 2019, a fruição deve visitar 29 cidades, totalizando 30 apresentações. Os artistas encerraram o ciclo financiado pela Lei de Incentivo à Cultura apenas no mês de outubro, embora estejam na estrada desde abril. A temporada é de seis meses e tem a CRVR como patrocinadora exclusiva.

Enredo e cenografia

A peça conta as peripécias dos irmãos Mateus, Miguel e Manuela. Eles recebem uma casa de herança dos avós e decidem transformá-la em um Parque Pirata para crianças. Porém, ao chegarem ao quintal, deparam-se com grandes desafios: além de diferentes tipos de lixo, acumulados no local, uma visita inesperada surge e promete causar grande alvoroço.

Os figurinos foram planejados pela própria companhia teatral, com cenografia do artista plástico Luciano Santos – que construiu itens que remetem a um jardim florido. Todo esse planejamento e execução tem o desenvolvimento exclusivo da D.Marin, que atua no mercado há 12 anos. “A obra Terra à Vista busca melhorar a realidade que vivemos, com o compromisso de levar felicidade, educação e arte às pessoas”, enfatiza a diretora-executiva da empresa, Daiane Marin.

CRVR

A Companhia é responsável por destinar os resíduos gerados nos lares de 8,5 milhões de gaúchos em mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul. A empresa tem como princípio dedicar atenção integral ao respeito ao meio ambiente. Atualmente possui estrutura física nos municípios de Minas do Leão, Giruá, Victor Graeff, São Leopoldo, Tramandaí e Santa Maria.

FOTO: Ronald Mendes


Notícias Semelhantes
Victor Graeff/RS
Av. João Amann, 690 - CEP: 99350-000
Telefone: (54) 3338.1244 | 3338.1242
E-mail: prefeituravg@gmail.com
Expediente:
7:30 às 13:30 e 13:00 às 17:00
Redes sociais