23 de maio de 2019 as 13:59 / Administração

Em busca de recursos

Prefeito Alflen cumpriu agenda em Porto Alegre

Durante esta semana, o Prefeito Municipal de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen esteve cumprindo uma extensa agenda em Porto Alegre em busca de recursos.

Famurs

Ainda na segunda (20), Alflen participou na  Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs),de um encontro com presidentes das Associações dos Municípios, juntamente com o  Governador do Estado Eduardo Leite e com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Na pauta o pagamento por parte do Estado dos valores empenhados com as prefeituras e hospitais municipais. A dívida do Estado é de mais R$ 216 milhões.  Do total, R$ 162 milhões devidos para as prefeituras e R$ 54 milhões para hospitais municipais.

De acordo com Leite a atual gestão  vai quitar a divida em 16 parcelas de R$ 13,5 milhões, a partir do próximo mês de junho.

Para  Alflen a  promessa de pagamento é um avanço aos municípios, desde que a medida seja concretizada, visto que outros governos haviam afirmado que ocorreria o pagamento e não o fizeram.

Secretaria de Obras

Na terça(21), Alflen juntamente com diversos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi), participaram de uma  audiência  na Secretaria de Obras e Habitação do Estado.

Na pauta da reunião com o Secretário José Stédile, a agilização na liberação dos recursos da Consulta Popular 2017 (orçamento 2018), onde 12  dos 14 municípios que compõem a Amasbi elencaram as melhorias e recuperação das estradas vicinais como demanda principal.

Cada município tem a receber cerca de R$ 114 mil. O Secretário da pasta  informou aos prefeitos que a demanda se encontra na Secretaria da Fazenda aguardando a liberação dos recursos.

Agenda no Badesul

Na quarta (22), a agenda prosseguiu no Badesul, onde o Prefeito Alflen tratou com o Diretor Financeiro do Badesul Kalil Sehbe sobre a liberação dos recursos do recapeamento asfáltico que foi realizado em diversas ruas centrais de Victor Graeff. Necessitando agora somente a fiscalização para o pagamento a empresa que realizou os trabalhos.

A agenda seguiu com visita ao Gabinete do Senador Lasier Martins, buscando emenda para as áreas da saúde e educação.

Finalizando a agenda,  a participação no “Mais Brasil – FNDE em ação pela educação”, evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizado em Canoas, que atendeu os gestores municipais em assuntos relacionados à pasta.