19 de março de 2019 as 14:37 / Administração

Cooperativa Escolar da EMEF Marcílio Dias participou do lançamento do Dia C de Cooperar

Estudantes aproveitaram a visita à Expodireto para realizar expedição investigativa

Os estudantes que integram a Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias de Victor Graeff e Cooperativa Escolar Cooperabom, da EMEF Carlos Gomes Não-Me-Toque, que fazem parte da área de abrangência da Sicredi Cooperação RS/SC estiveram na última quarta-feira, 13/03, na Expodireto Cotrijal, onde participaram do lançamento do Dia C de Cooperar, promovido pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul).

Para a professora coordenadora da Coounitra, Fabiane Kemmerich, os pontos positivos das atividades desenvolvidas dentro do projeto são inúmeros. “Entre eles, destaco o crescimento pessoal dos alunos como líderes, a cooperação mútua dos associados e a interação. Estamos sempre vencendo novos desafios”, complementa.

Em visita à Casa Sicredi, localizada no parque da Expodireto, os alunos e coordenadoras locais foram recebidos pela direção da Sicredi Cooperação RS/SC. Os jovens aproveitaram a ida até a feira para também desenvolver atividades práticas, dentro da metodologia de ensino do projeto.

Sobre o Dia C 2019

O Dia de Cooperar 2019 propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades, e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.

Sobre as Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares são associações de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo.

Para constituir uma cooperativa escolar, a escola deverá ter um ciclo completo do Programa a União Faz a Vida, programa social desenvolvido pelo Sicredi, e preferencialmente com o maior número de turmas fazendo uso da metodologia.

Informações e foto: Comunicação e Marketing – Sicredi Cooperação RS/SC – Carazinho