25 de julho de 2018 as 08:25 / Administração

Qualidade na mesa dos estudantes

A merenda escolar oferecida nas escolas municipais de Victor Graeff é destaque pela qualidade

Um dos focos da atual Administração Municipal é a qualidade do ensino na rede municipal, investimentos em pessoal e infraestrutura são uma constante em todas as escolas. Trabalhando e pensando no bem estar dos estudantes e na sua qualidade de vida, a alimentação nas escolas é destaque.

Para levar uma alimentação saudável e adequada as escolas a Administração faz um grande esforço, visto que os municípios recebem valores um tanto quanto baixos da União para a aquisição da merenda. O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE repassa ao município 10 parcelas referentes a 200 dias letivos, conforme o número de alunos matriculados em cada escola com base no censo escolar realizado no ano anterior. Para ser ter uma ideia são repassados  R$ 1,07/aluno/dia para as creches, R$ 0,53/aluno/dia para a pré-escola, R$ 0,36/aluno/dia para o Ensino Fundamental e Médio e somente R$ 1,07/aluno/dia para o Ensino integral.

Com os valores irrisórios repassados pelo Governo Federal, o município arca com uma grande contrapartida para oferecer uma alimentação escolar equilibrada e variada para os alunos.

O município ainda segue a lei nº 11.947 (16/06/2009) que orienta investir no mínimo 30% do valor repassado pelo PNAE em compra direta de produtos da agricultura familiar.

A nutricionista do município Ana Luiza Schaffazick, afirma que a organização da alimentação escolar é baseada de acordo com a faixa etária e tempo de permanência do aluno na escola, prezando o equilíbrio, a qualidade nutricional e a diversidade de alimentos.

Os produtos que são adquiridos pelas Licitações e Chamadas Públicas são diversificados, existe uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, carboidratos, gorduras e proteínas para que a alimentação cumpra seu papel de nutrir, crescer e desenvolver física e intelectualmente os estudantes.

Ana ainda salienta sobre outra preocupação constante, os estudantes com restrições alimentares. “Há um atendimento especial para os alunos matriculados nas escolas do município com intolerância a lactose, nas licitações são adquiridos produtos alimentícios sem lactose” explica.

A aprendizagem de nossos estudantes é influenciada por uma série de fatores, temos clareza que a uma alimentação nutritiva é um deles, principalmente para as crianças que permanecem o dia todo na escola, desta forma oferecer merenda de qualidade e variada sempre foi uma prioridade da administração buscando cada vez mais o bem estar de todas as crianças, afirma a Secretaria Municipal de Educação Natalia Francine Wilhelmsen.