16 de outubro de 2017 as 14:54 / Administração

Prefeito Alflen participou de reunião da AMASBI em Barros Cassal

Saúde e segurança foram as principais pautas do encontro

O Prefeito Municipal Cláudio Afonso Alflen participou na tarde do dia 14, na Câmara de Vereadores de Barros Cassal , de mais uma reunião mensal da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí –  AMASBI.

Entre os itens da pauta, o debate sobre saúde predominou. Nas conversas sobre o tema, foi confirmada pelo presidente da AMASBI, Paulo Cattaneo, a realização de uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, onde o assunto principal será o repasse financeiro aos municípios e também aos hospitais.  O encontro com Gabbardo ocorrerá no dia 31/10, na sede da SES em Porto Alegre.

Um dos temas que também preocupa os prefeitos, é a situação do Hospital de Caridade Frei Clemente de Soledade, onde os funcionários estão em greve devido ao atraso de salários, motivado fundamentalmente pelo atraso no repasse de verbas do Governo do Estado. Sobre este caso, os gestores criaram um grupo de trabalho que deverá participar de outra audiência pública convocada pela direção do Foro da Comarca de Soledade, no dia 20/10.

Todos os prefeitos relataram enfrentar dificuldades na gestão de saúde, especialmente pelo atraso no repasse de recursos. ” Estamos custeando serviços sem receber os repasses em dia, o que nos obriga a limitar investimentos em outras áreas para poder manter os serviços à população. A cada dia a responsabilidade dos municípios aumenta, mas o dinheiro para fazer frente a isso diminui em maior escala”, desabafou o Prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen.

Ainda na oportunidade, os prefeitos fizeram discussões relativas à segurança, também será realizado um seminário sobre regime previdenciário que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, promovido pelo Instituto Paulo Ziulkoski em Soledade. O evento é uma parceria da AMASBI, AMAJA e do COMAJA, e ocorrerá no Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo.

A próxima reunião da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí acontecerá no dia 17/11, em Mormaço, durante a programação da EXPOMORMAÇO 2017.