13 de dezembro de 2016 as 08:56 / Administração, Geral

Prefeito Appelt recebe visita do Homem do Tempo

Na última sexta, dia 02, o Prefeito em Exercício de Victor Graeff, Gilmar Appelt recebeu a visita de uma personalidade Victorense, o Sr. Nei Sossmeier mais conhecido como o “homem do Tempo”.
Na ocasião trataram sobre questões pontuais como os trabalhos de melhorias nas estradas vicinais do município.
Conheça um pouco mais da história de Nei, o “homem do tempo”, na reportagem da jornalista victorense Bárbara Born.
O Homem do Tempo
Em uma casa simples, rodeada de árvores e flores, no interior do município de Victor Graeff mora o agricultor Nei Sossmeier com sua família. De origem alemã, desde sua infância está envolvido com o trabalho no campo, mas o que o diferencia dos demais agricultores é a sua iniciativa de, a partir do ano de 1980, começar a registrar o tempo todos os dias.
Por isso, ficou conhecido como o “homem do tempo”. Anota diariamente a temperatura, a chuva, a geada, neve, vento, temporal, alagamento e seca, enfim, tudo o que acontece com o tempo.
Tudo começou quando tinha 14 anos, ganhou um pluviômetro de presente e algumas folhas. “Comecei registrando somente os milímetros de chuva, depois passei a registrar tudo e tomei gosto” destaca o agricultor. Então todos os dias, por volta das sete horas da manhã, ele faz as suas anotações com o auxílio de ferramentas simples: o termômetro e quatro pluviômetros.
Mas por que registar tudo? Além de ter se tornado um hobby, seus registros ajudam ele e os agricultores da região a prever como o clima irá se comportar e influenciará nas colheitas. “Pode gear em setembro como em 1992, então é melhor esperar um pouco para plantar milho”, destaca Nei.
Há 33 anos o agricultor vem registrando tudo, ao final de cada ano e de cada década ele faz uma média de como o clima mudou. Assim, de maneira simples, ele tira conclusões preciosas, como de muitos cientistas. A temperatura no verão aumentou 7°C e no inverno diminui 2°C nas últimas décadas. Com suas palavras Nei não consegue explicar direito o que pode ter levado a ocorrerem tantas mudanças. “São coisas do aquecimento global, derretimento das geleiras, muda o clima aqui”, reflete.
Em 2005, o “homem do tempo” foi homologado pelo RankBrasil com o Diário mais longo sobre o tempo, aumentando ainda mais sua popularidade no município de 3 mil habitantes e assim se tornando um dos “símbolos” de Victor Graeff.
Mas o reconhecimento é pouco. Nei gostaria que seus registros fizessem parte de algum estudo sobre o clima da região, comprovando assim de maneira cientifica suas conclusões. “De repente poderia se tornar um livro”, sonha Nei diante de suas anotações.