05 de dezembro de 2016 as 08:27 / Administração, Geral

Alflen participou de Encontro Estadual de Prefeitos

Victor Graeff esteve representado na ultima quinta-feira, 24/11, no Encontro Estadual de Prefeitos em Exercício e Prefeitos Eleitos no RS para a gestão 2017-2020.
O evento foi realizado no Centro de Eventos de Tapera, onde mais de 200 municípios estiveram representados por cerca de 300 pessoas. Representado Victor Graeff participaram o Prefeito Cláudio Afonso Alflen, a Diretora de Cultura e Turismo Cristiane Savadintsky e o Assessor de Imprensa, Douglas Schaeffer.
Com o objetivo de sanar dúvidas e orientar os prefeitos que assumirão o cargo no dia 01 de janeiro de 2017, o encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Tapera, Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Serra do Botucaraí, com apoio do Governo do Estado do RS, CNM, TCU, TCE, FAMURS e AGCONP.
Durante todo o dia foram realizadas pequenas palestras. O presidente da FAMURS, Luciano Pinto, enfatizou que os interesses da comunidade estão acima de todos os interesses particulares e que o cargo político é transitório.
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Marcos Peixoto, alertou que os prefeitos devem acompanhar os processos dos municípios no Tribunal e aconselhou os eleitos a formarem uma boa equipe de trabalho.
Para o Secretário de Estado, Pedro Westphalen, “toda orientação que resulte em ações benéficas para a comunidade é positiva”, argumentou. Também defendeu que o Governo do Estado está preocupado em ser transparente e que as medidas tomadas são extremamente necessárias.
O prefeito de Tapera e presidente do Comaja, Ireneu Orth, dividiu sua apresentação em três partes: destacou os índices de desenvolvimento do município, abordou o funcionamentos e as atividades do Comaja e ressaltou a importância da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP).
O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, apresentou o plano “Um Novo Estado, Um Novo Futuro”, destacando as medidas já tomadas e ressaltando que as ações se fazem necessárias para enfrentar a crise econômica em que o Rio Grande do Sul se encontra.
O fortalecimento dos consórcios públicos municipais foi enfatizado pela diretora executiva da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos, Elizabete Rolin, e pelo assessor jurídico da entidade, John Régis Gemelli. Atualmente, mais de 3 bilhões de pessoas são beneficiadas pelos consórcios no Rio Grande do Sul.
Para finalizar, representando o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, o vice-presidente Glademir Aroldi, falou sobre pacto federativo, responsabilidades dos prefeitos, repasses financeiros aos municípios e trabalho conjunto: “a União repassou mais obrigações com a municipalização da Saúde, Assistência Social e Educação, e ao mesmo tempo reduziu os repasses financeiros”, destacou.
Lançamento da Revista do COMAJA
Na oportunidade, foi lançada a revista em comemoração aos 10 anos do Comaja. A solenidade contou com a presença da Miss RS Letícia Borghetti Kuhn e da segunda princesa da Rota das Terras Encantadas Anieli Hermann. O vídeo institucional da Rota das Terras Encantadas foi exibido ao público.
*Com informações da A. de Imprensa de Tapera