16 de outubro de 2019 as 12:23 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Rede Municipal de Educação incluirá cooperativismo no currículo escolar

A partir de 2020, mais uma competência fará parte do currículo escolar da Rede Municipal de Educação de Victor Graeff. Após diversos encontros para elaboração do Documento Orientador Municipal (DOM), que apresenta as competências a serem desenvolvidas pelos alunos, os professores incluíram o cooperativismo.

A decisão é consequência da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Programa União Faz a Vida, que atua há 24 anos no município. A atual secretária municipal de Educação e coordenadora do programa em Victor Graeff, Bruna Taís Scharlau, explica que cooperativismo já faz parte das metodologias colocadas em prática pelos professores.

“Diversas atividades são baseadas em ações de cooperativismo, como: participação democrática, construções que buscam crescimento do grupo, solidariedade, ajuda mútua, responsabilidades compartilhadas, conhecimentos e aprendizagens coletivas. Por tudo isso que já vem acontecendo na prática, sentiu-se a necessidade de formalizar esta implantação”, destaca.

Bruna explica que a nova competência não excluirá os conteúdos essenciais, apenas propõe uma maneira diferente de aprendizagem. A secretária ressalta que o cooperativismo será trabalhado junto a outras habilidades, em todas as disciplinas do currículo do ensino fundamental e da educação infantil, consolidando competências essenciais na vida de todos os estudantes.

*Informações Assessoria de Comunicação Sicredi