09 de abril de 2019 as 09:40 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Orquestra e Coral Municipal levam a música a Capital

Victor Graeff investe em cultura, diversos projetos e eventos culturais são realizados na Cidade da Mais Bela Praça, um deles envolve a música, a Orquestra e o Coral Municipal levam o nome do município para o todo o Estado.  Na última sexta (05), a Orquestra e o Coral realizaram uma  apresentação em  Porto Alegre, como parte da programação do 30º Fórum Estadual das Secretarias de Educação do RS.

Um público de mais de mil pessoas acompanhou a apresentação no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  dentre diretores de educação, prefeitos, técnicos das secretarias, professores, gestores escolares de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Sob a regência de Carlon Ramos, e coordenação dos professores Bianca Vieira, Júlia Kuhn, Gabriel Beulke e Delmar Horlle, a apresentação contou com um repertório de cinco músicas, com a participação dos cantores solistas Júlia Kuhn, Veridiane Becker e Diego Prestes, além de convidados de Carazinho, Saldanha Marinho, Passo Fundo, Sarandi e Erechim, totalizando 65 músicos.

O regente Carlon Ramos explica que este show foi  a oportunidade de levar um trabalho inédito que é realizado em Victor Graeff, de forma a divulgar a cultura da nossa cidade.

A Orquestra Municipal é um projeto idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde e  Assistência Social. As Secretárias das duas pastas salientam que é o projeto era uma das metas da atual administração.

A Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Natalia Wilhelmsen explica que a Orquestra é um projeto grandioso e único em nossa região e existe devido a união de muitos esforços e construção de parcerias. O objetivo principal é estimular e desenvolver as habilidades musicais nas crianças e adolescentes, oportunizando práticas de participação social, além de ampliar o repertório cultural e senso estético musical da comunidade regional.

Já a Secretaria de Saúde e  Assistência Social, Simone Lammel ressalta que esse projeto era um grande sonho e que hoje está concretizado, já é uma realidade. “Valorizamos assim as crianças e jovens, tão importantes para o desenvolvimento do nosso município”.

De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo Cristiane Savadintzky, são oferecidas oficinas de Canto Coral, Flauta Doce, Percussão, Sopros, Violino, Violoncelo, entre outros.

As aulas e ensaios acontecem todas as sextas-feiras na EMEF Leonel de Moura Brizola.   Mais informações sobre horários e vagas para as oficinas podem ser obtidas junto aos professores EMEF Leonel ou no Museu Municipal.