28 de julho de 2017 as 15:02 / Geral

Consulta Popular 2017

Na próxima semana, dias 1°, 02 e 03 de agosto acontecerá em todo o Estado do Rio Grande do Sul o Processo de Participação Popular e Cidadã – Consulta Popular.Os eleitores de todo o estado votarão em três demandas que receberão os recursos da Consulta Popular 2017. Em Assembleia no inicio do mês de julho foram eleitas as seis demandas que irão compor a cédula de votação, são elas: Obras: atrair recursos para promover melhorias nas estradas vicinais; Desenvolvimento Social: Apoio às ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos já existentes na região (abrigo); Educação: Qualificar e capacitar professores; Saúde: Fortalecer os hospitais microrregionais para o atendimento de Alta Complexidade; Desenvolvimento Rural: Aquisição de insumos agrícolas para recuperar a fertilidade do solo, aumento da produção agrícola e das pastagens; Saúde: Ampliar a oferta de leitos hospitalares e atendimentos nas unidades básicas de saúde.

Os valores recebidos para as três demandas mais votadas serão divididos em 70% do valor destinado para a demanda mais votada, 15% para a segunda e 15% para a terceira demanda, ressaltando que para receber os recursos o município terá obrigatoriamente que ultrapassar a participação de pelo menos 6% do eleitorado e 1,5% do total de votos das demandas eleitas.
Para votar é necessário titulo de eleitor e documento com foto, nos dia 1º e 2 de agosto a votação será efetuada através de urnas móveis, habilitadas em dispositivos como smartphones e tablets e com operadores de urna, que serão responsáveis por manusear os equipamentos e disponibiliza-los aos eleitores para que votem na sua demanda desejada. As votações por computador ocorrerão nos dias 1°, 2 e 3 de agosto no site da consulta popular (https://vota.rs.gov.br/register).

Exerça sua cidadania e vote na sua demanda!