Campanha de Conscientização dos cuidados ao Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com as outras secretarias do município, lançou hoje a Campanha de Conscientização da Coleta Seletiva. Nesta Campanha, pretende-se divulgar e informar a população sobre o descarte correto de resíduos como o lixo eletrônico, os resíduos domiciliares, os reciclados, os resíduos de construção civil e provenientes de podas e limpeza urbana.
O objetivo desta Campanha é evitar o descarte irregular do lixo em terrenos baldios, a contaminação do solo e do lençol freático pela disposição inadequada dos resíduos, bem como a redução da quantidade de resíduo que é destinado ao aterro sanitário por não ser separado adequadamente.
Como acrescenta a fiscal ambiental, Morgana Fischer Quincoses, “com os informativos que serão publicados nos diversos canais de comunicação do município, pretende-se motivar a população a contribuir com a separação do lixo. Hoje, os funcionários da prefeitura perdem muito tempo segregando os resíduos de construção civil e poda, por exemplo, que tem metais e plástico misturados com o entulho. Seria muito importante que as pessoas ajudassem nesse sentido, e tenho certeza que não fazem por falta de informação mesmo, por não saberem o que pode e o que não pode colocar, o que é reciclável e o que não é”.
Dia de Coleta de Entulhos
O que pode:
– Tijolos, blocos, telhas, argamassa, concreto, madeira;
– Resíduos de podas, folhas e galhos.
Não pode:
– Restos de alimentos e resíduos domiciliares em geral;
– Materiais recicláveis;
– Colchões e espumas;
– Lixo eletrônico (computadores, televisores, ventiladores, etc.);
– Resíduos perigosos, como latas de tinta, de solventes, de óleos;
– Resíduos de saúde, como remédios vencidos, seringas, gases;
– Resíduos agrícolas, como vasilhas de fertilizantes e defensivos;
– Lâmpadas, pilhas, baterias;
– Materiais de PVC, plástico e metais.
Na data de hoje esse pequeno manual está sendo disponibilizado para informar e conscientizar a população. Somente com a ajuda de todos, será possível fazer do município um exemplo de organização, e modelo de planejamento ambiental e de efetividade na coleta seletiva. Contamos com a ajuda de todos! Para sanar dúvidas sobre a coleta seletiva, os munícipes podem contatar pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente, no (54) 3338-1231.