02 de julho de 2020 as 09:51 / Coronavírus, Saúde e Assistência Social

Secretaria Municipal de Saúde emite nota de esclarecimento

Para melhor compreensão dos dados fornecidos no último Boletim Epidemiológico, referente ao dia 01/07, a Secretaria Municipal de Saúde de Victor Graeff vem a público esclarecer que jamais omite dados.

Os dois casos positivos, em questão, cumpriram isolamento domiciliar, constando no montante de casos notificados, considerando que TODO CASO NOTIFICADO É CASO SUSPEITO.

Em relação aos novos casos positivos de coronavírus, um dos pacientes fez precocemente (aos sete dias) teste laboratorial com resultado negativo, em rede privada de outro município. Ao receber esse resultado, a Secretaria entrou em contato com o paciente e o orientou a permanecer em isolamento domiciliar, juntamente com a família.

Após o período de 14 dias de isolamento, o paciente fez o teste rápido no município que resultou positivo. Por esse motivo, todos os seus contatos domiciliares foram testados, dos quais um também testou positivo.

O caso foi repassado ao médico da UBS que liberou a família do isolamento, devido ao fato de já ter passado o período de 14 dias, necessário para a cura da doença.

Vale lembrar que o teste rápido é um teste imunológico, ou seja, pesquisa anticorpos no organismo. Um resultado positivo significa que houve contato com o vírus, mas não necessariamente que o mesmo ainda esteja ativo no organismo.

A Secretaria Municipal de Saúde cumpre rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, sempre atuando com transparência e trabalhando diuturnamente para o bem-estar da população.