15 de abril de 2020 as 09:45 / Saúde e Assistência Social

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde:

“A Secretaria de Saúde vem trabalhando no enfrentamento ao coronavírus desde o dia 27 de fevereiro, através da elaboração do plano de contingência da doença. Desde lá, incansavelmente, diversas ações foram realizadas:
– Entidades como supermercados, farmácias, fruteiras, igrejas, bancos, associações, comércio, bares, restaurantes, academias, entre outros foram visitados e orientados quanto as normas de segurança para evitar o contágio;
– Muito antes de ser uma recomendação nacional adotamos o uso de máscara por todos os pacientes com sintomas respiratórios;
– Foi investido em Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais, e a Unidade Básica de Saúde conta com aporte suficiente de álcool gel para uso dos pacientes também;
-Foi realizada a sanitização das principais ruas e da praça da cidade, das Unidades Básicas de Saúde do Centro e de São José da Glória, além do Pronto de Atendimento de Urgência;

-Um carro de som foi contratado para circular diariamente na cidade, transmitindo informações e reforçando a necessidade do isolamento social;
– As mídias sociais, bem como programas de rádio, são atualizados constantemente com atualizações e orientações sobre a doença;
– Estamos trabalhando com regime de escalas para proteger os profissionais da linha de frente do contágio;
– A Unidade Básica de Saúde reformulou, temporariamente, seus atendimentos de modo a evitar aglomerações, atendendo urgências e preterindo por hora tratamentos eletivos.

Agimos conforme todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde e alinhados com decretos estaduais.

Contamos com a colaboração de cada munícipe e cada instituição para que as normas sejam cumpridas. Não podemos fiscalizar a todo o momento a todos, portanto é hora de agirmos como comunidade e nos engajarmos para frear a epidemia.

Reforçamos que o isolamento social ainda é a norma vigente e ele se refere a conviver APENAS COM AS PESSOAS QUE MORAM NO MESMO DOMICÍLIO, e sair de casa apenas para o estritamente necessário”.