25 de março de 2020 as 11:34 / Agricultura e Desenvolvimento

Estado homologa decreto de situação de emergência devido à estiagem em Victor Graeff

A Administração Municipal de Victor Graeff informa que teve o Decreto de Situação de Emergência devido à estiagem homologado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (25). Agora é necessária a homologação por parte do Governo Federal.

Somente após o encaminhamento de dois decretos de situação de emergência, o município teve o pedido reconhecido pelo Estado. O primeiro decreto foi encaminhado no dia 14 de janeiro, mas a Defesa Civil do RS alegou que o quadro do município não era suficiente para homologar o pedido. Em um segundo momento, no dia 02 de março, o município enviou um novo decreto atualizando os dados e enfatizando a gravidade da situação.

Segundos os dados levantados no município, nos últimos meses, tanto o soja quanto o leite apresentam perdas de 40% na produção, já o milho/grão de 50%. Também há sérios problemas com a produção de silagem e pastagem, que não estão se desenvolvendo.