12 de novembro de 2019 as 10:27 / Saúde e Assistência Social

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde participam da Mostra do Conhecimento na Escola JOMAC

No dia 30 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde esteve participando do projeto “Arte de ser feliz – Mostra do Conhecimento”, promovido pela Escola de Educação Básica Dr. José Maria de Castro (JOMAC).

Os profissionais da pasta abordaram sobre métodos contraceptivos, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis, combate ao Aedes Aegypti e doenças transmitidas pelo mesmo e dados sobre infestação do mosquito a nível regional e municipal.

O tema sexualidade foi abordado pelas profissionais Ana Paula R. do Nascimento e Leticia Schneider, com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Uma dinâmica foi realizada com o objetivo dos alunos compreenderem o uso adequado dos diferentes métodos contraceptivos, identificar os mitos e tabus sobre o tema e conhecer as doenças sexualmente transmissíveis.

Já sobre o mosquito Aedes Aegypti, todas as turmas receberam informações, sendo que o assunto foi abordado de maneira diferente para cada faixa etária. Com as turmas de menor idade, foi realizada a exibição de vídeos educativos e, posteriormente, uma roda de conversa e entrega de trabalhos educativos.

Já para os alunos maiores, foi ministrada uma palestra onde os alunos aprenderam a diferenciar as várias doenças transmitidas pelo mosquito e ficaram cientes da real situação do nosso município e região. Ainda, foi realizada uma gincana com a finalidade de assimilar o conteúdo da palestra. Participaram dessas atividades os seguintes profissionais: Veridiane L. Mallmann, Ana L. Schaffazick, Elisa Winter, Eliza L. da Silva, Marcio Frank e Tania R. Cavalheiro.