20 de maio de 2019 as 11:16 / Saúde e Assistência Social

Victor Graeff realizou mais um levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti

O município de Victor Graeff já se encontra na lista dos  municípios do Estado  com risco de surtos  de dengue, zika e chikungunya. Na última semana, de 13 a 17 de maio, a Vigilância em Saúde juntamente com as agentes municipais de saúde realizaram mais um  levantamento de índice rápido por infestação do Aedes Aegypti (LIRA’a).

Novamente foram encontrados focos do mosquito na  área urbana de Victor Graeff.  Conforme a Vigilante em Saúde, Veridiane Mallmann, o  LIRAa nada mais é do que um instrumento para o controle do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya. A partir das amostras e informações coletadas, é possível identificar os locais onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes.

“ Foram coletadas mais de 40 amostras de larvas, algumas delas visualmente positivas” salienta Veridiane.

A vigilância solicita que quem possua reservatórios de água da chuva, caixa de água e afins, que as tampe e faça limpezas semanais. De acordo com a vigilante todos devem se atentar aos cuidados com o mosquito, evitando deixar água parada em vasos de flores, pneus e afins. Outra recomendação é de fazer limpeza nos pátios, nos fundos de casa onde muitas vezes a água pode ficar armazenada em certos utensílios.

“ Cada um deve fazer sua parte, sendo a responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu pátio e jardim” explica.

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde receberá os resultados da analise das amostras.

Aedes aegypti:

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de água sanitária;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.