07 de novembro de 2018 as 11:09 / Saúde e Assistência Social

Tudo Azul! Prevenção ao Câncer de Próstata

Secretaria de Saúde realiza ações no Novembro Azul

Como já realizado nas ações do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização sobre o Câncer de Mama, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social segue com o foco nos trabalhos de prevenção, agora com as atividades voltadas ao Novembro Azul, mês de prevenção ao  Câncer de Próstata nos homens.

Diversas atividades estão sendo planejadas para este mês, entre elas a palestra show “Homem que se cuida vive mais” com o palestrante Sandro Libardoni, que tem  o objetivo de incentivar mais homens a buscarem cuidar da saúde.  O evento vai ocorrer no dia 22, as  19h30min no Centro de Eventos Municipal.

O novembro azul é um movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura.

A campanha chegou ao Brasil em meados de 2008 e traz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames preventivos.

Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

Os exames preventivos devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).

A Secretária Municipal de Saúde , Simone Lammel  explica que este mês será voltado  a prevenção relacionada a saúde do homem, serão disponibilizados exames  PSA (Prostate-Specific Antigens) para homens com 40 anos ou mais na Unidade Básica de Saúde do Centro. Outra constante são os trabalhos na sala de espera, com conversas e entrega de material informativo.

Abertura dos trabalhos!

Ainda nesta quarta, dia 07, a campanha Novembro Azul  foi lançada oficialmente na Mais Bela Praça que recebeu a decoração azul, além da presença de profissionais da saúde que passaram orientações a comunidade.

O Prefeito Municipal Cláudio Afonso Alflen realizou os trabalhos de atendimento aos victorenses no espaço que foi decorado em alusão à campanha de prevenção.