Victor Graeff presente em debate sobre o Alzheimer
Seminário ocorreu em Não Me Toque no dia 12
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Victor Graeff, participou com diversos profissionais do 1º Seminário Regional da Doença de Alzheimer.
O evento ocorreu no dia 12, no Centro Catequético da Paróquia Cristo Rei e foi organizado pelo Lar do Idoso São Vicente de Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso de Não Me Toque.
Os painéis reuniram profissionais da área médica, como enfermagem, nutrição fonaudiologia e terapia ocupacional, visando informar e sensibilizar a população regional sobre a doença. Somente no Lar do Idoso de Não Me Toque, dos 42 residentes, dez têm Alzheimer.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde vinculada ao Ministério da Saúde, o Alzheimer é uma forma de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Com elementos tóxicos ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro prejudicando a memória, a linguagem, o raciocínio e reconhecimento de estímulos sensoriais. A doença é incurável e o objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais da pessoa.
* Com informações da Folha do Sul – Felipe Keller