23 de agosto de 2018 as 11:45 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Estudantes trabalharam a Educação Fiscal

As escolas da Rede Municipal de Victor Graeff elaboram e realizam diversos projetos e trabalhos englobando a Educação Fiscal com atividades diversificadas e observando as capacidades de cada turma.

Os  estudantes do 5º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola, com o acompanhamento da Professora Ingrid Hofstaetter, ficaram intrigados quando trabalharam sobre os tributos e a quantidade de impostos deduzidos de todas as compras feitas por suas famílias. Com isso levantaram a discussão sobre o tema e colocaram a mão na massa, a partir de uma atividade prática que será apresentada para as demais turmas da EMEF.

Com a coleta de notas fiscais de suas famílias, eles montaram um cartaz demonstrativo da quantidade de impostos em cada compra.

De acordo com a Professora, com a atividade os estudantes puderam perceber o quanto pagamos de impostos em cada produto e o montante arrecado pelo estado. Na aula ainda trabalharam a questão da economia, o ato de comprar conscientemente e o destino  da tributação a nível de Município, Estado e União.

De acordo com  a Assessora Pedagógica Bruna Scharlau, a educação fiscal deve ser um tema recorrente em sala de aula. Ela é baseada ainda no Programa de Integração Tributária (PIT) , instituído pela Lei n° 12.868, de 18/12/07, e que  prevê um conjunto de ações de mútua colaboração entre Estado e Municípios, com o objetivo de incentivar e avaliar iniciativas de interesse comum dos municípios e do Estado no crescimento da arrecadação do ICMS.

A parte pedagógica nas escolas envolve tópicos como a ética, cidadania, cobrança da nota fiscal, tributos, sustentabilidade, reciclagem, transparência, prática fiscalizadora, consumo consciente e combate à pirataria.