18 de junho de 2018 as 08:16 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

PNAIC promove qualificação do ensino na Rede Municipal

Programa Nacional Pela Alfabetização da Idade Certa é trabalhado em encontros semanais

Atualmente, a Educação Infantil está passando por um momento importante, de renovação e reflexão sobre seu papel na formação dos pequenos estudantes. Prova disso é o PNAIC, Programa Nacional Pela Alfabetização da Idade Certa, que pela primeira vez desde que foi implantado, abre as portas para a formação dessas professoras, sedentas por aprender e renovar suas práticas.

Em Victor Graeff os professores que atendem os alunos do pré-escolar, se reúnem semanalmente, coordenados pela formadora local Luciane Hofstaetter,  para vivenciar práticas educativas, as quais auxiliam significativamente o processo pedagógico no dia a dia em sala de aula junto aos pequenos alunos.

Os encontros de estudo também são importantes para compreender melhor a transição entre as etapas do desenvolvimento infantil, que afeta diretamente a alfabetização, é o que salienta a coordenadora do PNAIC no município, Bruna Scharlau.

Suzana Beledelli, professora da Educação Infantil e participante desta formação, afirma que o PNAIC nos faz crescer, inovar a nossa dinâmica de planejar e conduzir a nossa prática pedagógica. Cada encontro proporciona momentos de reflexão, troca de experiências que fortalecem nossas atividades.

Os resultados já são percebidos na rotina escolar através da motivação das professoras, que com aulas atrativas, dinâmicas e lúdicas que são desenvolvidas, trazem a alegria, envolvimento e participação dos alunos. Todos estes estímulos contribuem na formação integral destes pequenos estudantes.