14 de novembro de 2017 as 09:45 / Saúde e Assistência Social

CRAS de Victor Graeff realizou Mostra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura Municipal de Victor Graeff, através do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS,  realizou no último dia 08, a  Primeira Mostra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas, com o objetivo de apresentar à comunidade o Projeto “Ativando a Memória e Antiguidades”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  é o espaço de conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa, da promoção da convivência e ampliação da circulação social. Nele, são realizadas oficinas culturais, recreativas, sociais e de reflexão temática, além de atividades intergeracionais que estimulam as potencialidades dos idosos.

De acordo com a Psicóloga e Coordenadora do CRAS Janaína Lasch, a  mostra de divulgação dos trabalhos se constituiu em oportunidade de valorização do idoso perante sua comunidade, visto que apresentaram as atividades que realizaram durante o ano além de contar suas experiências e histórias de vida, ação que favorece um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, além de garantir um espaço de respeito e admiração do idoso na sociedade victorense.

“As crianças foram os principais convidados para uma proposta de aprendizagem em diálogo com a vida. As construções de significado se dão em vias de mão dupla. Por um lado, as crianças estão em constante aprendizado sobre o processo natural de envelhecimento. Isso as faz compreender com mais facilidade as possíveis  dificuldades e belezas dessa etapa da vida e as estimulam a criar laços afetivos mais sólidos com esses indivíduos. Os idosos, por sua vez, acabam se beneficiando fisicamente, já que as interações os convidam ao movimento; no campo psicológico, as vivências possibilitam a troca de conhecimento e, assim, estimulam os idosos a resgatar memórias e histórias que constituem suas identidades” salienta a Coordenadora do CRAS.

O evento realizado no Centro de Convivência do Idoso – Elma Löff contou com a participação das EMEIS Cantinho do Amor e Fellipe Alflen, EMEF Leonel de Moura Brizola e Escola Jomac, além da comunidade Victorense.

O Projeto “Ativando a Memória e Antiguidades” foi desenvolvido durante o ano pela monitora Rita Vasconcellos.