18 de outubro de 2017 as 15:23 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Qualificação na educação

A Assessora Pedagógica do município de Victor Graeff, Bruna Scharlau, juntamente com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Não Me Toque, Ana Pagliarini, participou da 1ª Reunião Técnica do estado em formação inicial do PNAIC 2017.

A qualificação foi realizada no dia 17 de outubro na Casa do Gaúcho em Porto Alegre.  A pauta do encontro foi o desenvolvimento da formação continuada do PNAIC no território gaúcho, que deve iniciar ainda neste ano e se estender até maio de 2018.

O que é o PNAIC?

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país.

O objetivo, de acordo com o MEC, é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.