04 de outubro de 2017 as 09:33 / Saúde e Assistência Social

Mostra em comemoração ao dia do idoso ocorre na próxima semana

O Dia do Idoso é comemorado em todo no Brasil em 1º de outubro, a  data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, ainda no ano de 2003, pensando nisso o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Victor Graeff, realiza no dia 11 de outubro, uma atividade de valorização a terceira idade do município.

A mostra do Projeto “Ativando a Memória e Antiguidades” trabalhado e desenvolvido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, será realizada na Praça Municipal Tancredo Neves, a partir das 14h.

Para exemplificar a força dos idosos, bem como seu papel na comunidade victorense e um pouco do que será apresentado na mostra, conversamos com o Senhor Arbílio Arlindo Schreiner, de 89 anos. Nascido em 1928, pai de oito filhos, viu na agricultura sua paixão e a faz de profissão até os dias de hoje. Um pouco debilitado pela idade, ele ainda tem disposição  para trabalhar, muitas vezes auxilia nos trabalhos da propriedade sentado em uma cadeira, mas está lá sempre presente. Perguntado sobre seus sonhos e objetivos de vida, ele se sente realizado em todas as áreas, mesmo não tendo acesso a muitos recursos tecnológicos sempre trabalhou e buscou conhecimento, através de livros e vivências.

Aos 89 anos explica que deseja viver bem, enquanto estiver bem de saúde e acima de tudo deseja sempre estar de bem com a família e amigos, pois ai a longevidade faz sentido.

Para finalizar Sr. Arbílio da uma dica aos jovens, serem honestos e trabalhadores, respeitando sempre os mais velhos e não se esquecendo de suas origens.

São histórias de vida como a do Sr. Arbílio que serão retratadas através de objetos e conversas durante a mostra Ativando a Memória e Antiguidades.

A mostra será aberta a toda a comunidade  e contará com a participação dos alunos das escolas do município.