22 de junho de 2017 as 10:48 / Saúde e Assistência Social

Victor Graeff realizou a IX  Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizada na tarde de quarta, dia 21 de junho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Victor Graeff.

A conferência realizada no Centro de Convivência do Idoso é o momento de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços Sistema Único de Assistência Social –SUAS,  através do debate das principais propostas para a Assistência Social no Município, Estado e União.

Durante a tarde foi trabalhado através de quatro eixos o tema desta edição “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Os temas que nortearam o encontro foram o Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Os eixos foram apresentados e debatidos em grupos de trabalho e após foi realizada a formulação de propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Regional.

O evento contou com a presença  do Prefeito Municipal Cláudio Afonso Alflen, a Secretária de Assistência Social Simone Lammel e o Secretário de Administração Marcos Nadir Vieira, trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil, entidades assistenciais da cidade e usuários do SUAS, além da palestrante Lizandra Hoffmann.