04 de junho de 2019 as 09:57 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Estudantes da EMEF Marcílio desenvolvem estudo sobre abelhas e produção de mel

Os estudantes que atuam na Cooperativa Escolar União e Trabalho – Coounitra da EMEF Marcílio Dias estão estudando sobre a produção de mel e abelhas sem ferrão.

Anteriormente a cooperativa já produzia as Bolachas de Mel, a partir de um projeto da turma do 4º Ano de 2017 da professora Fabiane Kemmerich, dentro da metodologia do Programa União Faz a Vida.

Agora os estudantes estão descobrindo  como é produzido um dos ingredientes dos alfajores, o mel.

Os alunos que fazem parte da Coounitra assistiram uma palestra com o Agrônomo Osvaldo dos Santos Lima da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo. Na conversa Osvaldo esclareceu dúvidas sobre as abelhas e sua importância para o meio ambiente, visto que o mel é principal ingrediente do objeto de aprendizagem.

Para agregar conhecimentos, além de compreender o trabalho das abelhas  a cooperativa adquiriu um meliponário (local de produção de mel com abelhas sem ferrão) da espécie Jataí, que foi instalado junto à escola.

A estudante Luani dos Santos acompanhou a palestra e diz que “devemos nos conscientizar que a polinização na qual elas atuam tem um impacto muito grande na estabilidade produtiva da flora”.

Outra preocupação é a utilização consciente dos agrotóxicos nas lavouras, é o que salienta o estudante Thiago Schimidt Krüger.

Os estudantes seguem os estudos sobre as colmeias, além de estudos sobre finanças, produção de alimentos e sustentabilidade, tudo isso inserido na realidade da cooperativa escolar.

Sobre os alfajores:

Os alfajores são produzidas na escola com a supervisão da professora e das merendeiras.

O produto  pode ser adquirido nos eventos da escola ou sob encomenda. O lucro é revertido para a Coounitra, que adquiri livros e materiais didáticos, utilizados por todos os estudantes da escola, além de financiar viagens de estudos.