Governo do Estado reconhece situação de emergência em Victor Graeff
A administração municipal informa a toda comunidade que na data de 05 de janeiro de 2022 o Governo do Estado do Rio Grande do Sul reconheceu a situação de emergência do município de Victor Graeff em virtude da estiagem. Através do ato do Governador Eduardo Leite que será encaminhado aos Bancos do município, será possível que os produtores que necessitam consigam prorrogar ou negociar o pagamento das dívidas e custos.
O prefeito Lairton André Koeche, assinou decreto no mês de dezembro. Dados da Emater/RS – Ascar, registravam que o cultivo mais afetado até o momento é o de milho, pois atingiu a fase mais crítica da cultura. Em muitas áreas houve perda total das lavouras, que não formaram espigas, noutras ocorreu a produção de poucas espigas, de tamanho pequeno e com falhas de grãos. Se estimando perdas de 90%, sendo este quadro irreversível.
A produção leiteira também foi profundamente afetada, houve redução significativa no crescimento e desenvolvimento de pastagens e há necessidade de ressemeadura em muitos casos. A produtividade da silagem de milho também foi reduzida significativamente e apresenta pouca qualidade pela baixa produção de grãos. A produção leiteira, no mês de dezembro, teve redução de 50%. Os prejuízos ultrapassam R$ 96 milhões. O município buscou e conseguiu a homologação do decreto junto ao Estado.
ASCOM | Tatiel Zart