Victor Graeff: comércio e indústrias podem retornar às atividades, mas com adoção de medidas de prevenção
A partir de amanhã, terça-feira (31), entra em vigor o Decreto nº24/2020, que permite o funcionamento do comércio e das indústrias, mas com adoção de medidas de prevenção contra o novo coronavírus. O decreto ainda estabelece Estado de Calamidade Pública no município, mas flexibiliza algumas medidas, seguindo o novo decreto do Governo do Estado.
As indústrias poderão voltar às atividades, mas seguindo procedimentos como controle de acesso à indústria, sendo exclusivo dos colaboradores, aumento dos dispensers de álcool em gel e intensificação da limpeza e higienização nos veículos de transporte e nas áreas comuns.
Já os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão funcionar, inicialmente, com sua capacidade de ocupação reduzida a 50%, sempre observando o distanciamento entre as pessoas em pelo menos dois metros e os colaboradores deverão usar equipamentos de proteção individual.
O comércio deverá fixar um horário diferenciado e exclusivo para o atendimento de pessoas dos grupos de risco, acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Também deverão adotar sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores.
Confira o decreto completo: https://bit.ly/2WRG87n