13 de dezembro de 2017 as 10:18 / Administração

Convocação para implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A Prefeitura Municipal de Victor Graeff, através da Secretaria Municipal da Fazenda, considerando o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a Modernização da Gestão do ISSQN no município, convoca as Empresas Prestadoras de Serviços, Escritórios de Contabilidade, Contabilistas e Tomadores de Serviços, Associação Comercial de Victor Graeff e demais interessados cadastrados para um  treinamento sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica –  NFS-e.

A qualificação ocorre no dia 21 de dezembro, às 13h30, no Centro de Eventos Municipal, onde os profissionais receberão orientações sobre o sistema para emissão, substituição e cancelamento de notas eletrônicas. Os munícipes vão poder tirar dúvidas sobre o sistema eletrônico e passarão a contar com um ambiente de teste para simularem a emissão dessas notas.

O sistema de nota fiscal eletrônica vai agilizar o processo de preenchimento do documento. No sistema apresentado, entre outros recursos, o contador  poderá importar dados de outras notas fiscais já cadastradas e terá acesso rápido à base de dados de empresas do município.

No treinamento serão abordadas considerações acerca da legislação nacional e municipal que trata do assunto, além de solicitação de acesso ao sistema e geração de NFS-e, consultas diversas e seção de Perguntas e Respostas.

Para o Conselho Regional de Contabilidade a implantação da NFS-e representa uma melhoria significativa no tempo de trabalho para os contadores. A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, que visa documentar, para fins fiscais uma prestação de serviços.

Saiba Mais:

• VANTAGENS DA NFS-E

São vários os benefícios que a Nota Fiscal eletrônica proporciona a todos os envolvidos em uma transação comercial. A seguir, confira alguns deles.

Para os emitentes da NF-e (vendedores):

• Redução de custos de impressão do documento fiscal.
  • Diminuição dos gastos de armazenagem de documentos fiscais.
  • Menor tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira.
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GDE), com a facilitação das transações.
  • Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes.

Para as empresas destinatárias da NF-e (compradoras):

• Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias.
  • Planejamento de logística de recepção de mercadorias.
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GDE).
  • Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais.

Para a sociedade:

• Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos ecológicos.
  • Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias.
  • Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas.
  • Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados à NF-e.

Para os contabilistas:

• Facilitação e simplificação da escrituração fiscal e contábil.
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GDE).
  • Oportunidades de serviços e consultoria ligados à NF-e.

Para o Fisco:

• Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal.
  • Melhoria no processo de controle fiscal, com intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos.
  • Redução de custos no processo de controle das notas capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito.
  • Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação sem aumento de carga tributária.