04 de abril de 2017 as 10:32 / Administração, Geral

Victor Graeff contra a dengue

Município já realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)

A Administração Municipal de Victor Graeff, através da Secretaria de Saúde, realizou novamente em 2017 um trabalho intensivo para combater os focos de criação do mosquito Aedes Aegypti.
A vigilância em saúde trabalha no combate, além da conscientização sobre o mosquito vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus.
No período de 13 a 19 de março, a vigilante em saúde, Veridiane Mallmann realizou o Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira). De acordo com a vigilância foram vistoriadas 338 residências, onde alguns casos de larvas foram encontrados, porém nenhum caso de dengue foi registrado em munícipes, só focos do mosquito.
A vigilância solicita que quem possua reservatórios de água da chuva, caixa de água e afins, que as tampe e faça limpezas semanais. Outra medida é colocar uma espécie de tela de mil micras para evitar a entrada dos mosquitos.
De acordo com a vigilante todos devem se atentar aos cuidados com o mosquito, evitando deixar água parada em vasos de flores, pneus e afins. Outra recomendação é de fazer limpeza nos pátios, nos fundos de casa onde muitas vezes a água pode ficar armazenada em certos utensílios. Outro ponto que pode ser um criadouro de mosquitos são os vasos de flores nos cemitérios, a vigilância faz visitas periódicas nesses locais, a cada 15 dias o cemitério é visitado e o cenário é o mesmo, vasos com água. A vigilância pede que os visitantes não coloquem novamente água nos vasos e sim areia, a solução mais viável.
Dengue, chikungunya e zika
Os três vírus são transmitidos pelo Aedes aegypti, e causam a sintomas semelhantes, como febre e dores musculares. O ciclo do mosquito é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. Em poucos dias de água parada qualquer lugar se torna um criadouro de mosquitos, por isto é preciso a ajuda de todos para o combate à dengue.