30 de agosto de 2017 as 15:43 / Administração, Obras

Victor Graeff representado em reunião do Corede Botucaraí

Foi realizado na terça, dia 29, no auditório da UPF em Soledade mais uma reunião com os municípios integrantes do Corede Botucaraí para definir e tratar sobre as verbas destinadas para cada demanda escolhida na Consulta Popular.

Durante o encontro foi tratado sobre o  crescimento do processo da Consulta Popular, representando em números de votos em todo o Estado um crescimento de 75%. Um dos motivos para esse crescimento foi levantado pelo coordenador regional da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, que aponta as parcerias de Coredes, Comudes e Administrações Municipais para a votação maior que nos demais anos.

Já o presidente do Corede Idioney Oliveira Vieira, comentou sobre algumas duvidas e reclamações de alguns municípios presentes que não serão beneficiados com verbas da Consulta Popular por terem um percentual de votos abaixo do necessário nas demandas ganhadoras na região.

Victor Graeff esteve representado no encontro pelo Assessor do Prefeito, Marcos Roberto Petri e pelo servidor Luiz Gilberto dos Santos, gerente municipal de convênios e contratos do setor de projetos.  O município se enquadrou na demanda da Secretaria  Estadual de Obras que prevê recursos para promover melhorias nas estradas vicinais rurais, serão R$114.000,00 para Victor Graeff e mais 14  municípios da região, que tem até 15 de janeiro de 2018 pra apresentar os projetos, para depois o Estado realizar o repasse de recursos.

Consulta Popular

O que é?

Desde 1998 o Estado instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

A votação

A votação foi realizada nos dias 01º, 02 e 03 de agosto em todos os municípios do Estado. Neste ano os votos foram coletados através de unas móveis (celulares com um aplicativo onde os munícipes podiam votar),  urnas fixas em  computadores em seis pontos do município, além da opção de votar em casa pelo site. Somente em Victor Graeff foram mais de mil votos (48.81% dos eleitores).