05 de outubro de 2016 as 16:36 / Geral, Saúde e Assistência Social

Municipios garantem com recursos próprios Serviço de Urgência e Emergência

Desde a suspensão do atendiVictor Graeff, Não Me Toque e Lagoa dos Três Cantos garantem com recursos próprios Serviço de Urgência e Emergência

ento de urgência e emergência do Hospital Notre Dame Julia Billiart de Não Me Toque, os prefeitos de Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e Não Me Toque vem tentando encontrar uma solução para não deixar os munícipes desamparadas.
A suspensão do serviço de urgência e emergência que vinha sendo executado pelo Hospital Notre Dame decorreu devido aos atrasos nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado, o que gerou grandes dificuldades da instituição manter este serviço e outros, por conta da falta de repasses do SUS e do convênio Porta de Entrada para Urgência e Emergência. Por conta disso, o Hospital acumula dívidas com os médicos que fazem o plantão e outros fornecedores. O déficit com os serviços prestados para o SUS somam mais de R$ 200 mil mensais.
Na manhã de terça-feira (21), os gestores dos três municípios reuniram-se com representantes dos Hospitais Notre Dame Julia Billiat e Alto Jacuí para seguir as tratativas relacionadas ao atendimento de urgência e emergência.
Os Municípios elaboraram uma proposta financeira para prestação de atendimento onde solicitaram a manifestação de interesse dos hospitais em assumir o serviço. O Hospital Alto Jacuí manifestou interesse em assumir este serviço. O Hospital Notre Dame Julia Billiart manifestou interesse somente em procedimento eletivos, desde que com complemento financeiro.
Conforme o Secretário de Saúde de Não Me Toque Marco Costa, o debate centralizou-se no formato do serviço e nas possibilidades financeiras dos Municípios que terão que arcar com 100% do custo, uma vez que o Estado está omisso à essa situação.
Para manter o atendimento, os Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos dividirão o valor inicialmente acordado de R$ 183.000,00 mensais.
Após as discussões ficou acertado que os Municípios conveniarão com o Hospital Alto Jacuí os serviços de urgência/emergência e de obstetrícia. A questão relativa a realização de cirurgias e outros procedimentos eletivos será discutida em outro momento oportuno.