Estudantes do 6º ano da EMEF Marcílio trabalham o projeto “Energia”
Os estudantes do 6º ano da EMEF Marcílio Dias desenvolve o projeto “Energia”. O projeto, coordenado pela professora Lerissa Kunzler, faz parte do Programa A União Faz a Vida, onde a ideia do projeto partiu dos próprios alunos a partir das curiosidades despertadas pelo tema, foram desenvolvidas diversas atividades de modo a atender a essas curiosidades. Inicialmente, os alunos desenvolveram questionários com familiares, a fim de investigar a própria realidade, questionando, por exemplo, sobre como era a iluminação na época de seus avós.
Os estudantes pesquisaram sobre como foi a evolução das formas de iluminação, criando um varal de ilustrações, e pesquisaram também sobre como foi criada a energia elétrica, criando, a partir disso, uma maquete que representa o caminho que a energia percorre até chegar às nossas casas. Também pesquisaram sobre os tipos de energia e espalharam balões de curiosidades pela escola, chamando a atenção dos outros alunos.
No dia 21/11 os alunos tiveram um momento de conversa com a enfermeira Josiane Mallmann sobre o choque elétrico, já nesta semana os alunos tiveram, também, uma conversa com o eletricista Ari Arnt, esclarecendo as curiosidades dos alunos a respeito da luz elétrica. Ao final do projeto, os alunos montarão uma exposição reunindo todos os trabalhos desenvolvidos.
“Trabalhar com a metodologia de projetos favorece muito o aprendizado”, apontou a professora Lerissa Kunzler, “pois parte daquilo que os próprios alunos desejam aprender e então estudar se torna algo atrativo e os alunos se tornam pesquisadores. Esse projeto está sendo muito produtivo, pois os alunos têm grande interesse pelo tema e, assim, o estudo se torna muito mais enriquecedor”.
A opinião dos alunos:
Carol: “O projeto Energia foi muito bom e interessante e nós aprendemos muito sobre energia, tanto quanto coisas de inglês.”
Gabriel: “Foi legal e o que eu mais gostei foi a maquete, eu aprendi sobre a energia em inglês e os tipos de energia.”
Igor: “Foi importante para mim. Aprendi sobre as formas de iluminação e quem criou a energia.”
Aguinaldo: “Eu gostei de fazer a maquete e eu achei o projeto muito importante porque aprendemos como não levar choques.”