A+ A- Alto Contraste
Faça sua busca pelo site

Festival da Cuca com Linguiça

História

Victor Graeff já se destacava em todo o Estado e pelo País pela beleza das topiarias da Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, considerada a Mais Bela Praça do Estado, quando em 2001 uma ideia inovadora e de inicio sem pretensões começou a dar forma à um dos maiores festivais de gastronomia do estado, o Festival Nacional da Cuca com Linguica.

O evento chegou em 2017 a sua 16ª edição, sempre contando com shows gratuitos durante todas as tardes e noites,além é claro de muita gastronomia típica, com a comercialização do prato que dá nome ao festival, a cuca com linguiça.

São 16 anos de avanços desde a ideia original, que surgiu em 2001 na Administração de Flávio Lammell e Cláudio Alflen. O então prefeito Flávio observou a movimentação de pessoas que cruzavam o município para participar da Expodireto Cotrijal e sugeriu que fosse colocado na praça um estande para comercializar a cuca e a linguiça, prato tradicional do município.

De acordo com Lammell, no primeiro momento a APAE Novo Horizonte colocou o primeiro ponto de comercialização e somente em uma tarde/noite ocorreram apresentações musicais, com a Banda Sempre com Sede. Assim a ideia foi se sucedendo, nos anos seguintes, um palco foi montado e os dias de festa foram aumentando, como os pontos de venda e tudo mais que hoje engrandecem o evento, salienta.

Sobre o Festival

As últimas edições do evento mostram ótimos resultados, estima-se que em torno de 80 mil pessoas participaram do último festival e se divertiram ao som de mais de 20 bandas, dívidas em 40h de shows, nos cinco dias de festa foram comercializados 30 mil litros de chopp.

Para dar suporte aos visitantes a estrutura recebeu modificações e teve um aumento da área coberta, foram mais de três mil metros quadrados de estrutura montados na Av. Cochinho, Mais Bela Praça e na Rua Vinte e Três de Outubro.

Para comercializar o prato típico foram montadas mais de 24 estandes, e para as bandas foram montados dois palcos, o que diminuiu os intervalos das apresentações.

Victor Graeff/RS
Av. João Amann, 690 - CEP: 99350-000
Telefone: (54) 3338.1244 | 3338.1242
E-mail: prefeituravg@gmail.com
Expediente:
7:30 às 13:30
Redes sociais