A Praça

Veja as fotos da Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul com mais de 150 esculturas em ciprestes, podados artesanalmente em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas.
Quero conhecer a Praça!

História do Município

A emancipação político e administrativa do Município aconteceu no dia 23 de outubro de 1965, antes Victor Graeff pertencia ao Município de Não Me Toque. Quero conhecer a História do Municipio!

Festival Nacional da Cuca com Linguiça

Confira as fotos do 13º Festival Nacional da Cuca com Linguiça, de 10 a 14 de março na Cidade da Mais Bela Praça do Estado. CLIQUE AQUI!

A Praça

Victor Graeff, Cidade da Mais Bela Praça do Estado do RS

Victor Graeff, município localizado a 264 Km de Porto Alegre, na região Norte do Rio Grande do Sul, é conhecido nacionalmente pela beleza da Praça Municipal Tancredo Neves, mais conhecida como a "Mais Bela Praça do Estado do Rio Grande do Sul", com mais de 200 esculturas em ciprestes, podados artesanalmente em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas.

O principal ponto turístico do município foi fundado em janeiro de 1982, a Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, mas só começou a ser atração na região apenas a partir de 1989, quando o Ex-prefeito Ivar José Roessler (in memoriam) convidou o agricultor Fredolino Selmiro Schmidt, mais conhecido por Seu Mírio, a fazer parte da equipe de manutenção da praça, visto sua grande vocação e criatividade. Seu Mirio mudou-se do interior para a cidade e então dedicou sua vida a cuidar deste local que também é um dos pontos turísticos mais visitados do RS. O trabalho de Topiaria (mais conhecida por poda escultural) desenvolvido na Praça Municipal Tancredo Neves exige paciência e dedicação, pois a planta demora no mínimo dois anos para tomar a forma idealizada pelo topiário e até cinco anos para estar definida. Fredolino Selmiro Schmidt completou 74 anos de idade no dia 19 de abril de 2010.

Mirio, dedicou 17 anos de sua vida a cuidar da Praça Municipal Tancredo Neves, e ao completar 70 anos de idade se aposentou, deixando para a Administração Municipal de Victor Graeff a difícil tarefa de encontrar um substituto para continuar o trabalho de topiaria desenvolvido no local. Com a ajuda de Mirio, que há cerca de 06 anos atrás, em 2004, realizou um curso ensinando as técnicas da topiaria (poda escultural) no município, e a Administração Municipal contratou o victorense Altevir Luiz Schmidt para dar continuidade aos trabalhos que Mirio vinha desenvolvendo. Conforme Mirio, das 05 pessoas que participaram do curso, Altevir foi que mais se destacou, demonstrando interesse, e um certo "dom" pela arte da jardinagem, o que na opinião de Mirio é essencial.

Desde de segunda-feira, dia 15 de maio de 2006, quem visita a Praça Municipal Tancredo Neves, pode avistar Altevir realizando as podas esculturais e dando formato as figuras idealizadas por Fredolino, que apesar de estar aposentado, volta e meia visita o local e observa como seu sucessor está se saindo. Segundo o Prefeito Municipal de Victor Graeff, Paulo Lopes Godoi, "a equipe que trabalha na Praça Municipal é formada por pessoas que gostam do que fazem, se dedicam o máximo para deixar as topiarias, os jardins, os gramados, a limpeza, tudo, em harmonia, proporcionando aos cidadãos victorenses e visitantes um local de sonho e beleza. Um trabalho que exige paciência, dedicação e tesouradas precisas para manter o formato das figuras e muita imaginação para transformar os ciprestes que estão sendo plantados em novos personagens".

Agora, o topiário Fredolino está se dedicando a suas outras paixões: o coral, a gaita, ao violão e á lavoura, mas ainda continua realizando podas esculturais em municípios do Estado que tem o procurado, inclusive já recebeu propostas para trabalhar em Santa Catarina e até fora do Brasil, na Alemanha. Casado há 52 anos, com uma família constituída por 02 filhos, 04 netos e 03 bisnetos, o victorense pretende descansar mais, porém enquanto puder continuará transformando ciprestes em verdadeiras obras de arte, porque isto torna a sua vida mais feliz.

Devido ao grande número de turistas brasileiros e estrangeiros que visitam diariamente a Praça Municipal Tancredo Neves, a Assembléia Legislativa aprovou no dia18 de abril de 2006, por unanimidade, o projeto de lei 205/05, declarando a Praça Municipal Tancredo Neves, integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. O parecer favorável ao projeto havia sido aprovado no dia 11, na Comissão de Constituição e Justiça, que teve como relator o Deputado Márcio Biolchi.

Victor Graeff, possui além da Praça Municipal Tancredo de Almeida Neves, outros diversos pontos turísticos que proporcionam aos turistas momentos de descontração e admiração. Tais como:

Caminho das Topiarias, Flores e Aromas

Roteiro Turístico Rural formado por um passeio que inicia na Praça Tancredo de Almeida Neves e segue por nove propriedades rurais modelos, onde as agricultoras embelezaram seus jardins com flores, folhagens, ervas medicinais, cascatas, quiosques e ciprestes, tornando os maravilhosos.

Balneário, Camping e Pesque e Pague Kronbauer

Localizado em São José da Glória, interior de Victor Graeff, distante 20Km da sede do município, você encontrará uma completa infra-estrutura com cabanas, quadras esportivas, açudes, piscina natural e camping.

Casa do Artesão

Mantida pela Associação de Artesões do município, funciona no prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Victor Graeff, junto a Praça Municipal Tancredo Neves. Lá você encontrará diversos tipos de artesanatos que são confeccionados no município.

Usina Hidrelétrica Ecológica Cotovelo do Jacuí

Única usina ecológica da América Latina, localizada em Linha Jacuí, interior de Victor Graeff, gerando energia para mais de 7.000 famílias de 15 municípios da região. É considerada ecológica pois não agride a natureza, nem causou inundação. Foi construída cavando-se um túnel com desnível de 13m no cotovelo formado pelo Rio Jacuí, por onde passa a água que impulsiona as turbinas, gerando assim energia elétrica. A Usina Cotovelo do Jacuí (Coprel) entrou em funcionamento em dezembro de 2000. A Usina abastece as comunidades de Victor Graeff, Mormaço, Tio Hugo, Espumoso, Soledade, Tapera, Ibirapuitã, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Tunas, Selbach, Colorado, Ernestina, Ibirubá.

Micro Bacia Piloto do RS

Com área total de 2.137 hectares, localizada em São José do Umbu, interior de Victor Graeff, baseada em tecnologia eficiente e em competente assistência Técnica, alcança os melhores índices de produtividade na cultura do milho, trigo, soja e cevada, que resultam em alimentos de ótima qualidade.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes localiza-se na Rua Afonso Raimundo Rauber, em Victor Graeff-RS e além de receber romeiros diariamente, acontece em fevereiro a Procissão de Nossa Senhora de Lourdes que reúne centenas de fiéis, que lá se dirigem para orar e beber as suas águas, que para os fiéis, "ajuda no tratamento de qualquer problema e limpa as impurezas do corpo". A Gruta Nossa Senhora de Lurdes faz parte dos pontos de turismo religioso da região da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí do RS).