A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de outubro de 2018 as 09:08 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Escritores brasileiros são trabalhados em sala de aula

 

O Brasil é um país rico em literatura, vários escritores nacionais norteiam os estudos das letras em sala de aula.  Em Victor Graeff os estudantes da EMEF Marcílio Dias, a única escola ativa no interior do município, trabalham a leitura de diversas obras consagradas.

Educação infantil,  anos iniciais e ensino fundamental, estudam obras de Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Pedro Bandeira e outros. O conteúdo dos livros condiz com o currículo de cada turma, como o 5º ano que aborda a cultura gaúcha nas aulas de história, trazendo para a disciplina fragmentos de livros como O Continente, de Veríssimo.

Dentre as ações desenvolvidas pelos estudantes da escola estão é claro a leitura das obras, interpretação, confecção de cartazes, exibição de filmes baseados em algumas obras, caricaturas e até teatro.

Os estudantes adoram as atividades. A professora Janaina Giehl, que atua na educação infantil, salienta que a leitura é um tesouro que pode ser redescoberto todos os dias de diferentes maneiras, onde criamos e recriamos os mais diferentes cenários, a cada página nos tornamos um personagem prestes a viver novas experiências.  “  Na educação infantil este estímulo é fundamental, pois é através da leitura que buscamos cultivar o que é mais puro em nossas crianças: a imaginação!” explica Janaina.

O incentivo ao gosto pelos livros na Rede Municipal de Educação de Victor Graeff é uma constante.  A proposta que visa despertar as crianças e adolescente para os livros, largando um pouco as redes sociais e celulares,  partiu da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo,  onde todas as escolas do município estão conhecendo obras e autores brasileiros, atividades estas, já em preparação à Feira do Livro – Páginas da Nossa Terra, que ocorre nos dias 29 e 30 deste mês.

Para a coordenadora pedagógica da EMEF Marcilio Dias, Bruna Scharlau o hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.  Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.

 


Notícias Semelhantes
Victor Graeff/RS
Av. João Amann, 690 - CEP: 99350-000
Telefone: (54) 3338.1244 | 3338.1242
E-mail: prefeitura@prefvictorgraeff.com.br
Expediente:
7:30 às 11:30 das 13:00 às 17:00 horas
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa "Política de Privacidade" e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir