03 de setembro de 2018 as 10:39 / Administração

Sucesso marca evento Prevenir é legal

Olhos e ouvidos atentos, além de muita comoção, foi assim que a comunidade que lotou o  Centro de Eventos Municipal e acompanhou o evento  “Prevenir é Legal”, que abordou sobre a prevenção ao uso de drogas.

Realizado na noite de quarta, dia 29, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo juntamente com a Rede de Apoio a Educação, o evento contou com um painel sobre a temática das drogas, esclarecendo dúvidas de forma interativa e trazendo reflexões e experiências práticas sobre a temática.

O painel de debates contou de inicio com a participação e o relato de uma família de Espumoso, onde foi colocada a história de vida do seu filho, que era usuário de drogas e apesar dos esforços da família, acabou falecendo em função do vício.  A segunda participação foi com o Delegado da Polícia Civil de Arvorezinha, Guilherme Pacífico da Silva, que trouxe ao debate números sobre a criminalidade e falou sobre a importância da educação na vida dos jovens, para se manterem longe das drogas. A Psicopedagoga clínica e institucional, Josiana Hertel, tratou sobre as consequências das drogas na aprendizagem, os seus malefícios para a memória e desenvolvimento cerebral. Também abordou sobre os problemas causados não só pelas drogas ilícitas, mas também das licitas, como o álcool.

A última participação no painel foi da Vice-Prefeita do Município de Lagoa dos Três Cantos e Assistente Social coordenadora da Unidade de Saúde Mental Integral do Hospital Notre Dame São Sebastião, Juliane Raquel Kempf, ela trouxe informações sobre as internações dos usuários, que são frequentes e evidenciam muitas vezes o último estágio da dependência.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo,  Natalia Wilhelmsen salienta que o painel expôs os riscos de se usar drogas, trazendo exemplos de todo o processo.  “A palestra foi sugerida pelos pais na Rede de Apoio a Educação e também uma solicitação da Câmara Mirim. Ela foi uma atividade dinâmica e que prendeu a atenção de todos, dando dimensões reais sobre a realidade de um dependente químico.  A conversa também tratou da prevenção e da importância da família”, explica Natália.

De acordo com a Secretária as falas esclareceram aos estudantes sobre como a droga é prejudicial e aos pais, a conversa abriu os olhos para o acompanhamento que os filhos necessitam, é necessário estar por dentro da rotina das crianças e adolescentes, conversando e dando limites.

Salientamos que a Secretaria está sempre de portas abertas para auxiliar qualquer dúvida dos pais e filhos, dando os encaminhamentos necessários e auxiliando as famílias.