25 de junho de 2018 as 08:55 / Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Dia do Desafio 2018 ocorre nesta quarta (27)

As atividades do Dia do Desafio 2018 serão realizadas nesta quarta, dia 27, em todo o Brasil. Em Victor Graeff o dia será marcado por atividades esportivas e recreativas. O objetivo das atividades é incentivar a prática física visando a melhoria da qualidade de vida.

O Dia do Desafio visa que a comunidade interrompa suas atividades do dia a dia e pratique, no mínimo,  15 minutos consecutivos de atividades físicas.

Victor Graeff compete neste ano com o município de Tupanci do Sul/RS, a competição é saudável e quem mobilizar mais pessoas em sua cidade leva o troféu.

As atividades serão realizadas por equipes de toda a Prefeitura que vão visitar escolas, comércio e repartições públicas.

Sobre o DDD – O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, em virtude das paralisações que ocorreram no período, a data foi postergada para junho.

A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 27 de junho vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que tem a finalidade de promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.

Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.