Peça teatral “Qual vai ser?” aborda educação financeira e escolha profissional na adolescência

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, estão promovendo a peça teatral “Qual vai ser?”. Voltada para os jovens, em especial os que estão nos anos finais e Ensino Médio, a apresentação mistura a linguagem da comédia com o stand-up por meio da interação dos atores com a plateia. Desde 2015 até 2017, o espetáculo percorreu nove estados, 175 municípios sendo assistida por mais de 53 mil espectadores. Com formato itinerante, este ano a peça percorrerá 80 cidades de diversas regiões do Brasil.

Aqui na região, a Sicredi Alto Jacuí ofereceu o teatro para cerca de 200 alunos das redes municipais de Não-Me-Toque e de Victor Graeff, pertencentes aos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A apresentação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 23/04, no Centro Cultural de Victor Graeff.

Representando a instituição financeira cooperativa, estiveram presentes o vice-presidente da Sicredi Alto Jacuí, Gervásio Jorge Diel, e a assessora de desenvolvimento do cooperativismo, Ane Müller de La Canal. Dos municípios, participaram também as secretárias de Educação e as coordenadoras locais do Programa A União Faz a Vida (PUFV) dos dois municípios.

“Qual vai ser?” é produzida pela Liga Produção Cultural, com trilha sonora de Renato Mendonça, texto de Dedé Ribeiro e direção de Daniel Colin. A produção é voltada para o público adolescente, abordando as dificuldades enfrentadas pelos jovens em relação ao futuro profissional. Além disso, a peça aborda os cuidados necessários com as finanças e a necessidade de um bom planejamento financeiro, que são parte do cotidiano familiar, por meio de temas como as compras impulsivas.

Conforme o vice-presidente da Sicredi Alto Jacuí, Gervásio Jorge Diel, o assunto Educação Financeira veio à tona durante a apresentação de uma maneira lúdica e divertida, agregando conhecimento de valor para os jovens que assistiram. “Acreditamos que discutir esse tema nesta idade é de suma importância, já que os alunos em breve irão assumir seus trabalhos ou, até mesmo, seus negócios. Além disso, a oferta do evento vem ao encontro da nossa missão, que é de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destacou.

Fotos: Douglas Schaeffer

Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Alto Jacuí