01 de maio de 2018 as 08:53 / Administração

01º de maio – Dia do Trabalho:  parabéns servidores municipais!!!

Nesta terça, dia 01º de maio  comemoramos o Dia do Trabalho, a data foi criada em 1889, em Paris na França, homenageando uma  manifestação realizada ainda em 1886 pelos trabalhadores americanos na cidade de  Chicago. Estes trabalhadores lutavam por melhores condições nas fábricas e o ato resultou em mortes, prisões e violência.

A data hoje  é comemorada no Brasil e em vários países do mundo, pensando nisso e valorizando os servidores públicos da Prefeitura Municipal, conversamos com servidores de três fases distintas, um estagiário que está ingressando no ambiente de trabalho, um servidor efetivo e um servidor aposentado, mas que está na ativa.

Logo de inicio conversamos com o servidor ativo, o motorista operador Ari Nienow, que desde a década de oitenta trabalha para a Prefeitura Municipal. Hoje com 61 anos e perto da aposentadoria, ele salienta que sofreu nos primeiros anos, quando o maquinário não tinha a tecnologia atual e nem as condições de hoje. Outro ponto levantado por Ari foram as trocas de moeda e inflação. “ Antes da Prefeitura eu trabalhava com a agricultura, passando para o serviço público em função da remuneração ser mensal. Ao longo dos anos passei por diversas situações, mudanças nas leis trabalhistas e avanços, mas deixo aqui um recado, sempre trabalhar sendo pontual e sincero, ajudando os colegas e pensando no todo. Outro ponto é para os jovens, que devem focar no seu trabalho, demonstrando sempre o seu melhor e escolhendo bem a sua profissão” explica Ari.  Falando em jovens, aqueles que entram no mercado de trabalho também têm suas preocupações, o estagiário da Prefeitura, Pedro Fischer, de 22 anos e estudante de Educação Física, afirma que não é tão simples para encontrar trabalho, ainda mais durante a faculdade e o estágio acaba sendo  uma boa opção.  Sobre a experiência em trabalhar, ele afirma que se dedica ao máximo, aprendendo sempre novas tarefas e encarando desafios no trabalho, tudo isso para compor seu currículo. A expectativa é de trabalhar na área na qual está estudando.

E não pense que a aposentadoria é o final da linha, o motorista da Prefeitura Nelson Lúcio Bruinsma, aposentado como servidor público em 2017, retornou à ativa em 2018 e continua exercendo sua profissão. O gosto pela sua função e a parte financeira contaram e muito para sua volta, agora com contrato de trabalho de um ano.

Ele fala sobre as mudanças ao longo de algumas décadas de trabalho como motorista da Secretaria de Saúde. “ No inicio os carros eram diferentes, não tinha celular e eu era o único motorista da Secretaria, mas hoje está diferente com alguns colegas e melhores equipamentos”.  Sobre até quando pretende trabalhar, ele desconversa e diz que pretende atuar por mais alguns anos.

Esses foram só três casos, três servidores, dos diversos que atuam junto a Prefeitura Municipal, todos eles ajudando o município a crescer e se desenvolver, cada um da sua forma e cada um cumprindo com o seu papel.

A Administração Municipal agradece a todos eles que cooperam com o bem do nosso querido Victor Graeff e os parabeniza nesta data tão importante!