21 de março de 2018 as 07:57 / Administração

Prefeito Alflen participou de reunião do COMAJA em Tapera

O Prefeito Municipal de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Natália Wilhelmsen, participou na manhã de terça-feira, dia 20 de março, de uma  assembleia do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, COMAJA, no Centro de Eventos de Tapera. O encontro teve a participação de diversos Prefeitos e e Secretários Municipais de Educação.

Constituíram a mesa para dar as boas-vindas aos presentes, o Prefeito de Tapera, Volmar Kuhn, o Presidente do COMAJA e Prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, o Presidente da AMAJA e Prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fábio Mayer Barasuol, o Prefeito de Victor Graeff, e na oportunidade também representando os municípios que integram a AMASBI, Claudio Alflen, e o Secretário Executivo do COMAJA, João Ernesto Schemmer.

Inicialmente o Secretário Executivo, João Schemmer, apresentou a prestação de contas do COMAJA, exercício 2017, e também o parecer do controle interno, realizado no final do ano passado por uma comissão de funcionários da Prefeitura de Saldanha Marinho. João também ressaltou sobre as licitações em andamento e as próximas que serão realizadas, caso os municípios tenham interesse em aderir. Outro assunto apresentado foi em relação ao processo de celebração do projeto de Parceria Público-Privada – PPP de Iluminação Pública, o qual já apresenta dois terços dos trabalhos executados.

A assembleia também contou com a presença do Vice-diretor Presidente da Oficina Municipal, Gustavo Santos, e da Coordenadora Técnica, Alicia Freijo Rodrigues. Na oportunidade, eles apresentaram o projeto “Melhoria da Educação no Município”, uma iniciativa do Itaú Social, com o apoio de diversas entidades.

O objetivo do projeto é fortalecer a atuação em rede dos municípios integrantes de consórcios municipais, fomentando as ações regionais de educação. Um programa que auxilia no desenvolvimento dos indicadores educacionais, através de diagnósticos e projetos. Os secretários de educação manifestaram interesse, e irão discutir a viabilidade do projeto em uma próxima reunião, juntamente com os prefeitos e equipes pedagógicas.

No final da reunião, representantes da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária – CECAFES, apresentaram uma alternativa aos gestores públicos de adquirir alimentos e produtos orgânicos para a merenda escolar. A iniciativa da CECAFES visa facilitar, de modo sustentável, a comercialização dos produtos das cooperativas filiadas, garantido o abastecimento do mercado com os produtos da agricultura familiar.