24 de outubro de 2017 as 10:54 / Agricultura e Desenvolvimento

Sucessão rural é tema de palestra na 11ª Expovig

Foi realizada, no sábado dia 20, durante a programação da 11ª Expovig –  Exposição do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços, Agricultura Familiar, Cultura e Turismo, Gastronomia, Palestras e Shows de Victor Graeff,  uma palestra voltada para alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensifo médio e agricultores sobre o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

A palestra foi ministrada pelo gerente adjunto e coordenador regional do Programa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Carlos Corrêa da Rosa, que abordou a importância da capacitação, sensibilização e valorização do jovem para a permanência deste no meio rural e como o Programa contribuiu para a sucessão rural. “Como o Programa de Gestão Sustentável trabalha a unidade de produção familiar, a presença e a permanência do jovem no meio rural é de fundamental importância para o planejamento e o desenvolvimento das atividades agropecuárias que possam gerar renda e sustentabilidade da família no meio rural”, destacou.

Carlos destacou algumas tendências que já podem ser observadas no cenário mundial como o aumento da população mundial, mudanças nos hábitos alimentares, população urbana maior que a rural e o crescimento da economia mundial, o que possibilita pensar em estratégias futuras para o desenvolvimento dos municípios e também das propriedades rurais. Segundo dados do palestrante, 66% dos municípios gaúchos possuem menos de dez mil habitantes, 83 deles possuem Valor Adicionado Bruto da agricultura superior a 50% e 203 municípios apresentam Valor Adicionado Bruto da agricultura acima de 40%. “Os dados comprovam que grande parte dos municípios depende do setor primário para sobreviver, pois os recursos que circulam em suas economias são parte de uma corrente que possui vários elos, e estes, ligados à agricultura e à pecuária. Sem esses recursos a economia fica comprometida”, frisou.

Fatores como a falta de energia elétrica de qualidade, acesso à internet, dificuldade de acesso, além dos preços baixos pagos pelos produtos da agricultura contribuem para que muitos jovens deixem as propriedades rurais. Ainda segundo o gerente adjunto, o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar tem como um dos seus objetivos contribuir para estimular a sucessão rural por meio da organização da propriedade, incentivo à produtividade, redução da penosidade do trabalho, da administração eficiente dos recursos disponíveis e da organização dos agricultores em cooperativas e associações, reduzindo os elos das cadeias de intermediação e, com isso, obtendo melhor preço pelos produtos. “O processo de gestão da unidade de produção familiar não é contabilidade. É análise dos aspectos sociais, ambientais e econômicos que fazem parte daquela unidade. E são estes aspectos que influenciam, diretamente, no sucesso e manutenção das famílias no meio rural”, finaliza.